sábado, 13 de fevereiro de 2010

A Comunicação

Qualquer pessoa que se tenha debruçado sobre o assunto “arte” provavelmente se deparou com a famosa questão “o que é a arte?”. Bem, eu recordo-me da primeira vez que ouvi tal pergunta: foi no meu 10º ano, tinha acabado de escolher a área das artes como primeiro “estreitamento” da minha formação. Lembro-me que estava cheia de medo de não me conseguir destacar, (tinha sido sempre fácil destacar-me numa turma em que eramos poucos os que se davam ao trabalho na disciplina de Educação Visual)Não procurava que fosse fácil, mas assustava-me o falhanço, como assusta muita gente a muitas alturas da vida, penso.

A verdade é que a resposta que aprendi nessa altura era bastante simples: a arte é comunicação. Era uma resposta satisfatória: simples, directa ao assunto.

Leia mais

3 comentários:

  1. Joana:
    Li e reli a tua reflexão e apeteceu-me gritar "A Joana é minha sobrinha!"
    Com muito orgulho, claro.
    Centras a questão no essencial. Cito "A técnica é a linguagem da Arte".
    Contudo, "técnica" são "ferramentas".
    Contudo, a Arte vive, como referes que aprendeste, de algo que é a Estética, ou seja de um conceito de "Beleza".
    Nas minhas longínquas aulas de Filosofia, em 1973, aprendi de a ideia de "Beleza" era ideológica, ou seja, servia uma "Moral" (valores) ou uma "Ética" (normas).
    Há uns meses zanguei-me com um candidato autárquico que me dizia que gsnharia uma eleição só com um "marketing" de imagem "bonito"; contudo, onde estava a ideologia expressa (os "valores" - a Moral), ou as propostas (as "normas", logo, a Ética?
    Fazes uma reflexão extremamente adulta sobre o tema e fiquei feliz por saber (aliás, já sabia, pois um bife comido no "Arcada" fez-me aprender tal), que eras essa mente inquieta.
    Continua assim, pois apesar dos locais (estreitos ou estritos) onde vieres a trabalhar, o pensamento e a reflexão são livres...

    ResponderEliminar