quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O Assustador Espaço Vazio

O Espaço vazio numa composição gráfica parece, ao comum dos mortais, uma versão para adultos da história do Papão. E assim como há a altura da nossa infância em que entendemos, ou nos explicam, que o Papão não faz mal (e até nem existe, dizem alguns), acho que tem que haver um momento em se esclareça que o Espaço Vazio (apesar de poder existir) também não faz mal.
Este é o momento! Podem deixar de ter medo! Ou como se responderia a um complexo de um adolescente: “até é normal”.
É importante dizer até: esse espaço vazio no cartaz, que mandou o seu designer de serviço fazer e que você quer taannntoooo preencher, faz tanta falta aí como o espaço que foi ocupado com informação.
Aliás esse espaço está aí para destacar a mensagem, está a trazê-la para a frente!

Quando procura um livro numa livraria sem a ajuda de ninguém é natural que demore tempo a encontrar o que quer, a não ser que o seu livro não tenha a forma convencional que é costume os livros apresentarem.
É mais ou menos o mesmo se encher um folheto, um cartão, um cartaz, com uma data de informação. Vai dificultar a vida a quem devia receber a SUA mensagem, que é da SUA vontade transmitir e provavelmente não é da minha vontade receber. E se me vai dificultar a vida então esqueça; nem olho duas vezes!

Há um tempo de leitura específico de cada tipo de suporte que usa para transmitir a sua mensagem, e com a pressa que toda a gente tem hoje em dia esse seu tempo de antena está cada vez mais pequeno. Então se disse tudo o que tem a dizer deixe lá o espaço em branco ficar em branco.
Digo mais: talvez seja por hoje em dia os nossos olhos serem tão atacados com mil imagens e formas e cores, que a imagem dita “clean” ou seja limpa é a que mais apraz os consumidores. Os meus olhos até descansam e a minha cabeça também. Que alívio uma imagem simples!
Ou então pergunte-se: se numa toalha de mesa branca se deixar uma nódoa de vinho tinto, para onde vai olhar primeiro? Para a toalha toda e só depois para a nódoa? Ou será que a nódoa, por ser diferente apesar de mínima, se vai destacar?

MJoana

Sem comentários:

Enviar um comentário